terça-feira, 22 de março de 2011

Anfíbios como Bioindicadores da Qualidade Ambiental

      Devido ao grupo de anuros serem uma ordem que apresenta características sensitivas e influenciáveis pelas condições ambientes em que se apresenta, acredita-se que esses animais possam ser bioindicadores da qualidade do ambiente pelo fato de que a qualidade ambiental influencia diretamente na sua densidade populacional, fazendo até uma seleção de espécies generalistas ou mais sensitivas viventes nessas localidades.  
   Área de estudo em área de influencia humana                                Área de estudo em área de preservação ambiental
A composição e abundância da anurofauna, bem como a distribuição das espécies em locais de reprodução nas matas ciliares do Rio Guaporé foram foco de estudo e pesquisa pelo um grupo de estudantes do curso de Ciências Biológicas de Pontes e Lacerda, onde se delimitaram duas áreas ao longo da margem Rio Guaporé em Pontes e Lacerda/MT. A primeira área foi escolhida pelas condições ambientais alteradas que apresenta influenciada por atividade pesqueira, e a segunda por condições básicas de preservação ambiental, ambas possuindo poças temporárias, permanentes e alagadiços com área total de 240.000 m².

Em área de mata ciliar e proximidades que sofreu alteração antrópica foram coletadas 61 amostras, dados que apresenta uma significativa redução de espécies sensíveis e predominância de espécies generalistas como a Rhinella schneideri popularmente conhecida como Sapo-cururu representando 52% das amostras, além de espécies comum na região como Leptodactylus fuscus, exemplares de espécies como Pseudis Limellum, Dendropsophus nanus, Hypsboas raniceps representa 16%. Todavia, onde a mata ciliar possui bom padrão de preservação foram coletadas 15 amostras, identificou-se espécies mais sensíveis, principalmente do gênero Hylidae representando 53% das amostras, tais como Hypsboas raniceps, Hypsboas punctatus, Hypsboas sp. e Dentropsophus cf. nanus, também foram coletados algumas espécies Leptodactylus sp., algumas dessas espécies se encontram fragmentadas em apenas algumas áreas com vegetação densa, de difícil acesso e com boas condições de preservação.
4. a) Amostra da área parcial da 1º área de coleta, 4.b) Brejo perene local da segunda coleta, 4.c) Amostra da área parcial da 2º área de coleta, 4.d) Espécie Hypsiboas sp.  4.e) Espécie Hypsiboas punctatus, 4.f) Espécie Hypsiboas raniceps.
Fizeram-se as coletas, compararam-se os locais escolhidos e concluiu-se que ambas as áreas possui características de formação vegetal semelhantes, no entanto, apresenta-se em condições de qualidade ambiental diferenciadas, assim tendo a densidade populacional divergente, ou seja, a composição de cada grupo de anuro é diferenciado entre as duas áreas e a diversidade de espécies não é padronizada nessas duas localidades. Para um melhor entendimento da anurofauna se faz importante a analise durante toda a sazonalidade. 

O objetivo do trabalho realizado foi colocar em evidência a importância das mata ciliares para a preservação e sobrevivência de espécies e mostrar a influência que o homem causa quando altera as condições ambientais natural. O Rio Guaporé possui grande riqueza biológica e essa riqueza é de grande importância para a manutenção da vida local subdivido entre os nichos ecológicos de várias espécies. 
Hypsiboas Punctatus

 Autores: Marcos Vinicius Santos Guimarães, Eliel Antônio da Silva, Luzia Rosa Assoni Alves, Luiz MSC Antônio Solino Carvalho, MSC Hugmar Pains da Silva.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário